segunda-feira, 22 de março de 2010

MENTE TRANQUILA




A meditação e o silêncio.....
A meditação é uma prática que existe há milhares de anos. E mesmo assim, a maioria das pessoas acha muito difícil sentar e esvaziar a mente.
Na cultura ocidental, somos reconhecidos pelo que fazemos e temos e pouco pelo que somos. Isto nos habitou a pensar, fazer e falar incessantemente e até quando chegamos em casa ligamos TV ou falamos ao telefone. Então não é fácil parar, sentar e aquietar a mente. Mas depois que aprendemos, o difícil passa a ser abrir mão desses minutos diários em nossa vida.
A ideia de que apenas os calmos conseguem meditar é equivocada. Uma aparente calma externa pode esconder uma tremenda inquietação mental. Os mestres sempre comparam nossa mente a um macaco que pula de galho em galho, sempre inquieto....
A meditação pode ser muito útil em casos de traumas psicológicos, perdas e problemas sérios de saúde.
Ela ajuda na redução de problemas físicos relacionados ao stress, como hipertensão arterial, enxaqueca, insônia e dores crônicas. Reduz os batimentos cardíacos e o ritmo respiratório. Diminui a freqüência das ondas cerebrais. Diminui a síndrome pré-menstrual, ansiedade, irritabilidade e depressão. Fortalece a imunidade, aumenta a serotonina e diminui os níveis de colesterol, entre outros benefícios.
Há benefícios mais sutis: Ela também transforma a qualidade da vida diária, estimulando criatividade, exercitando as capacidades mentais e integrando o corpo e a mente.
Leia aqui algumas dicas que vão te ajudar a mergulhar no fascinante mundo da meditação:

Se familiarize

“A meditação começa pelo relaxamento, permitindo que tudo se torne tranqüilo. Portanto, buscar se familiarizar com técnicas de relaxamento é uma boa estratégia para começar.”

A meditação sentada

“Conte a as respirações. Diga mentalmente "um" na inspiração, e depois "um" na expiração. Depois "dois" e "dois". Se perder a contagem voltar para o um. Quando conseguir chegar até 10, pode voltar ao começo. É uma forma da pessoa não se perder demais no início da prática e auxiliar a pessoa a conseguir fixar sua atenção na respiração.”

A meditação caminhando

“Preste atenção em cada passo que se dá e sincronizar a respiração com os passos. Normalmente para iniciantes é mais fácil por que não precisa ficar imóvel por muito tempo."

Medite mais de uma vez por dia

“Vinte minutos duas vezes ao dia é o que as pesquisas indicam para obter ganhos em nossa saúde física e mental.”

Objetivos

Os objetivos podem variar, assim como as técnicas de execução. Ela pode servir simplesmente como um meio de relaxamento da rotina diária, como uma técnica para cultivar a disciplina mental, além de ser um meio de se obter insights sobre a real natureza ou a comunicação com Deus. Muitos praticantes da meditação têm relatado melhora na concentração, consciência, auto-disciplina e equanimidade.

A meditação é vista como um estado que ultrapassa o intelecto, onde a mente é posta em silêncio para dar lugar à contemplação espiritual. Esse "calar a mente" induz uma volta ao centro (meio, daí meditar), para o vazio interior.....

Beijo, Nâna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário