segunda-feira, 5 de abril de 2010

GRACE KELLY









Grace Kelly foi, sem dúvidas, um dos maiores ícones do século passado. De estrela de Hollywood a princesa de Mônaco, ela esteve no imaginário de homens e mulheres do mundo inteiro e, claro, seu senso de estilo rendeu referências significativas para a moda (a Bolsa Kelly, o lenço Flora da Gucci, o tom de verde escuro conhecido como Kelly Green…). Tornar-se princesa não fez de Grace uma mulher elegante. Essa era uma característica inata, que ela trazia desde os tempos de menina.
O estilo clássico vinha, em parte, da educação rígida, que primava pela perfeição em tudo.
O guarda-roupa de um dos maiores ícones de estilo vira tema de exposição, no museu Victoria & Albert, em Londres, entre os dias 17 de abril e 26 de setembro. "Grace Kelly": style icon vai reunir desde itens dos seus dias na Philadelpia até seu estilo como princesa de Mônaco, passando pelos figurinos hollywoodianos dos anos 50.
Os admiradores vão poder reviver o glamour da atriz. Chapéus, joias e até a Kelly Bag, bolsa que a Hermès fez especialmente para a musa estarão expostos, com mais de 50 peças.
Vestidos de alta-costura também podem ser vistos: o vestido de seu casamento de 1956 a roupa que usou para receber o Oscar em 1955 e um Yves Saint Laurent que usou em um baile de gala beneficente em Londres, quando conheceu Lady Diana e Príncipe Charles, em 1981.
O vestido de noiva guarda uma história especial, afirma a escritora H. Kristina Haugland, autora do livro Grace Kelly - icon of style to royal bride. Ele foi um presente da MGM. A figurinista do estúdio, Helen Rose, desenhou a peça em seda pura e renda valenciana. "Foram necessárias 35 costureiras para confeccioná-lo em seis semanas. O estúdio manteve o vestido fechado a sete chaves até o grande dia", diz H. Kristina, que também é curadora do Museu de Artes da Filadélfia, a quem pertence a peça (na exposição há uma réplica). Grace doou a roupa no dia seguinte ao casamento para o museu de sua terra natal. Ao mesmo tempo, noivas de todo o mundo copiavam o modelo.
A visita ao Museu Victoria & Albert está no roteiro do Curso de Pesquisa de Moda em Londres, que o Modalogia vai ministrar entre 15 e 22 de maio, ou seja, os participantes vão poder conferir de perto uma das exposições mais importantes do ano com a gente!
A perda de Kelly foi muito trágica porque não perdemos somente a referência fashion, o ícone. Perdemos também um grande talento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário