segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O PODER DA LAVANDA.




Conhecida popularmente como alfazemas, e por sua fragrância suave, muitas vezes ligada a boas lembranças de nossa infância e juventude, a lavanda há muitos séculos acompanha homens e mulheres, sobretudo no mundo ocidental. O Sul da França é o maior produtor mundial de Lavanda, lá são cultivadas mais de 30 espécies conhecidas da planta. O nome, aliás, vem do latim lavare, ou seja, lavar.
O óleo essencial de lavanda é um verdadeiro bálsamo para a depressão, ansiedade, queimaduras, machucados superficiais e insônia. O óleo de Lavanda é o mais procurado nas lojas especializadas em Aromaterapia do mundo inteiro.
Outro segredo do seu sucesso é que ela pode ser usada sem medo, não tem efeitos tóxicos e, ainda é uma das raras essências que dispensam a diluição em óleo vegetal para ser aplicada na pele.
Efeitos atestados pela Aromaterapia:

1)Antibacteriano – O óleo ataca várias bactérias. O mais recente estudo é da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, mostrando sua ação contra tipos da temida estreptococo, que causa infecções hospitalares.
2)Calmante – Alguns de seus princípios sedam o sistema nervoso, por isso é aplicada para combater a irritabilidade, o estresse e a insônia.
3) Contra a Candidíase – É capaz de matar o fungo, cândida albicans, causador do problema, quando diluído em banhos de assento. Também resolve outras infecções por fungos, como certas micoses de pele.
4)Antiinflamatório – Ela contém substâncias que barram moléculas envolvidas nos processos inflamatórios. Por isso, apresenta ótimos resultados em machucados.
5)Analgésico – seu efeito maior no uso tópico, mas alivia ainda cólicas, dores de cabeça e principalmente nas articulações, porque aí se soma a ação intiinflamatória.
6)Contra a pressão alta – Estudos europeus e japoneses indicam que a lavanda ajuda a tratar a hipertensão, relaxando minúsculos músculos que participam.

As flores de lavanda produzem um néctar abundante que rende um mel de alta qualidade produzida pelas abelhas. O mel da variedade lavanda foi produzida inicialmente nos paises que cercam o Mediterrâneo, e introduzido no mercado mundial como um produto de qualidade superior. As flores da lavanda podem ser utilizadas como decoração de bolos. A lavanda também é usado como erva isoladamente ou como ingrediente da erva da Provence (França).
Lavanda está ligada à pureza e à felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário